Onicofagia Como Tratar? Leia isso com atenção e você descobrirá que esse problema tem solução sim!

Onicofagia é o vício de roer/comer as unhas, e quando falo roer/comer, não significa exatamente morder um pedaço das unhas, mastiga-lo e enfim engoli-lo, aquelas pessoas que arrancam pedacinhos das unhas e cospem ou que puxam apenas a pele em volta das unhas ou até aquelas que cutucam uma unha com o auxílio da própria unha ou qualquer outro objeto, também sofrem desse distúrbio que se chama onicofagia.
Veja aqui a definição científica.
Eu acho que você não sabia que tinha nome para a sua terrível mania de massacrar suas unhas não é mesmo?
Mas agora que você já sabe o que é onicofagia, você já parou pra pensar que esse seu vício te prejudica muito além da estética? Então, onicofagia como tratar?
ONICOFAGIA COMO TRATAR
ONICOFAGIA COMO TRATAR

Sim, muitas pessoas nem imaginam , mas os traumas causados ás unhas podem atingir a sua matriz de crescimento, fazendo com que as unhas cresçam fracas ou deformadas por anos e anos, impedindo as unhas de cumprirem o seu principal papel, que é a proteção dos dedos.

Sabe aquela história de remover as cutículas demais que sempre se fala que faz mal e que provoca a abertura de uma grande porta para a entrada de bactérias para o nosso organismo?
Pois é, imagina fazer isso pela própria boca , com o auxílio dos seus dentes e da saliva?
E você já parou pra pensar que ainda por cima faz tudo isso com as mãos bem sujas?
Sim, sujas!
Eu duvido que todas as vezes que você enfia a unha na sua boca para roê-la, você corre lavar e desinfectar as suas mãos antes.
E aí começam outros problemas bem sérios… coitadinho do seu aparelho digestivo!
Manter as unhas inteiras, bonitas e saudáveis faz bem ao nosso corpo por dentro e por fora!
NOSSAS MÃOS SÃO O NOSSO CARTÃO DE VISITA
 
Um outo ponto importante para se levar em consideração que já passou da hora de parar se você sofre deste distúrbio, é o fato das suas unhas falarem muito sobre você!
Ao fazer uma entrevista de emprego, o seu vício de roer as unhas pode te colocar em uma das últimas posições de contratação entre os candidatos a uma vaga de trabalho, pois esse distúrbio revela que você é uma pessoa muito ansiosa e também distraída.
ONICOFAGIA COMO TRATAR
ONICOFAGIA COMO TRATAR

E nem dá pra esconder as unhas em uma situação destas, porque a primeira coisa que você oferece quando entra em uma sala de entrevista é a sua mão para cumprimentar o seu entrevistador, daí já era, são os primeiros 30 segundos mais importantes daquele momento.

Pasmem ao que vou contar agora, mas eu quando dava aula encontrava muitas manicures profissionais com unhas roídas e com as mãos bem maltratadas e eu logo pensava comigo:
“- Quem é a cliente que tem coragem de confiar as suas unhas a uma profissional que se apresenta assim?”
 
Eu particularmente não confio não, aliás, eu faço questão de olhar as unhas da manicure antes dela começar a fazer as minhas unhas e se não está ao menos estruturada e com as cutículas em ordem e hidratadas, é ali mesmo que eu desisto de fazer as minhas unhas…
E não é por implicância não, é por falta de confiança mesmo, pois um dos principais sentimentos que uma manicure deve passar a sua cliente, é confiança, sem isso , não se faz um jogo do ganha ganha.
MAS COMO VENCER A ONICOFAGIA E COMO TRATÁ-LA?
Agora que você já sabe como esse vício se chama e o mal que e ele pode te causar, que tal descobrir algumas técnicas que podem te ajudar a vencer esse problema? Sim, onicofagia como tratar?
Existem algumas maneiras de vencer este problema!
Ao longo destes anos de profissão eu tive a oportunidade de ajudar muitas pessoas que sofriam deste distúrbio, mas esse é um passo que eu como profissional posso dar apenas quando a cliente quer de verdade e vem até mim decidida a parar de roer  as unhas.
O “meu desejo de resolver” esse problema não pode ser maior do que o desejo da minha cliente, porém quando elas chegam dispostas eu fico tão comprometida quanto elas.
**Olha a importância da profissional ter unhas perfeitas… qual é a cliente que teria confiança em uma profissional com as próprias unhas mal tratadas para ajudá-la a parar de roer as unhas?
 
Então o principal de tudo é:
  1. QUERER PARAR DE ROER AS UNHAS
  2. TER UMA PROFISSIONAL COM UNHA EXEMPLAR  E QUE SEJA COMPROMETIDA
  3. TÉCNICAS VARIADAS DE REESTRUTURAÇÃO UNGUEAL
COMO EU FAÇO ESSE PROCESSO?
A primeira coisa que eu faço é conversar alguns minutos com a cliente pra entender o quanto ansiosa ela é e o qual é realmente o nível de interesse que ela tem em resolver o problema.
Depois eu explico quais são as  opções de técnicas que eu tenho para oferece-la e quais são as atitudes e cuidados que ela deve ter no dia a dia, e deixo claro que de acordo com o seu comprometimento no processo todo e o meu trabalho em quanto tempo ela terá o resultado desejado, levando em consideração a situação da saúde das unhas dela.
O tempo todo eu deixo tudo o mais claro possível!
Após estarmos de acordo em todos os pontos, eu inicio realmente o procedimento que quase sempre traz o resultado desejado em uma média de 4 meses.
Junto com o meu trabalho, eu aconselho a cliente a buscar ajuda com médicos especializados para cuidar deste tipo de distúrbio, daí com o tratamento médico para a parte mental e orgânica e eu cuidando da parte estética, não tem como falhar, o resultado positivo é apenas a consequência.
QUAIS AS TÉCNICAS INDICADAS PRA A REESTRUTURAÇÃO UNGUEAL?
 
A minha preferida é a técnica de Acrílico Flexível.
Mas porque especificamente essa técnica?
Justamente o nome já diz, ele é um produto flexível e esse tipo de acrílico permite uma manipulação mais natural que adere a forma da própria unha, sem tirar a força do seu crescimento.

MAS ONDE EU ENCONTRO ESSE PRODUTO, SÓ FUNCIONA SE FOR COM ELE?
 
Não, eu falei que a minha técnica preferida era essa, mas não que só pode ser feito com esse produto.
Respondendo a pergunta de onde encontrar, eu uso da marca Magnetic Nail que eu compro na Holanda, mas pode ser feito com pó acrílico de forte aderência também ou com gel monofásico, porém sempre de excelente qualidade!
ALÉM DOS PRODUTOS EXISTEM OUTROS TRUQUES
 
Enquanto converso com a cliente para conhecê-la um pouco mais, eu trato de descobrir qual é o momento em que ela mais tem a tendencia de judiar das unhas e quase sempre é enquanto assiste televisão, ou enquanto mexe o computador ou quando está apenas distraída olhando para o nada…
A minha dica é:
Providencie algumas bolinhas de fisioterapia, daquelas bem molinhas, ou até mesmo plástico bolha…hahahahahahaha…
Parece que estou brincando né? Mas eu não estou não!
Funciona mesmo!
Não é brincadeira não, muitas vezes as soluções para problemas sérios estão em atitudes simples…
ONICOFAGIA COMO TRATAR
ONICOFAGIA COMO TRATAR

As vezes para a pessoa conseguir não colocar os dedos na boca, precisa manter as mãos bem ocupadas e estourar bolha do plastiquinho ou apertar aquela bolinha macia, produz a mesma sensação de descarga do estresse que a pessoa tem ao roer as unhas.Daí pronto, isso se transforma em uma valsa perfeita!Com certeza as unhas ganham uma trégua e reagem muito bem em uma velocidade incrível!E quer ver a coisa ainda ficar melhor?

Basta a pessoa começar a receber elogios…
Daí a coisa fica séria mesmo!!
A cliente toma gosto pela situação e o resultado positivo é garantido!
Mas essa é apenas  a primeira parte do “tratamento” por assim dizer, porque após essa fase,  depois que as unhas naturais cresceram e  que não há mais a necessidade de usar uma resina, começa a parte do condicionamento e manutenção das unhas naturais e isso é feito de uma outra maneira, e é assunto para outra matéria que irei compartilhar outro dia…
Então, se você não quer perder nenhuma informação e dicas de manicure, se inscreva aqui através do seu e-mail ali no rodapé deste do blog e receba notificações de todas as postagens que eu fizer!
Me siga também nas redes sociais!
Obrigada por me ler e tcha auuu…

 

1 comentário em “ONICOFAGIA COMO TRATAR”

  1. Não consigo deixar de roer as minhas unhas. Gostaria muito de ajuda para resolver este problema. Tenho 65 anos e em toda minha vida sempre foi assim, roendo as unhas. Como seria bom se um dia pudesse ter unhas bonitas, lisas, fortes e bem feitas.

    Responder

Deixe uma resposta